segunda-feira, 17 de setembro de 2007

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass FAQ

Estou aguardando ansiosíssimo para obter a minha cópia de The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, o primeiro da série Zelda para Nintendo DS. Os japoneses estão jogando desde o dia 23 de junho e a tradução para o inglês chega nas prateleiras das lojas estadunidenses no dia primeiro do mês que vem.

Procurando informações sobre o jogo na internet, encontrei aqui um FAQ muito bacana que vou traduzir para você. Em português, Phantom Hourglass é algo como Ampulheta Fantasma. :D

Image Hosted by ImageShack.us

Qual Zelda é esse? Perdi a conta.
Phantom Hourglass é o 14º jogo da franquia Zelda. Essa contagem não inclui os dois Game & Watch do final dos anos 80 ou as três terríveis atrocidades CD-i.

Quem desenvolveu este último?
Foram os bons meninos da Nintendo Entertainment Analysis and Developement. Você tem que agradecer esse pessoal por quase todos os Legend of Zelda lançados mas Phantom Hourglass é o primeiro Zelda portátil que eles fazem. Até agora, com exceção de Link's Awakening, para Game Boy, todos os Zelda de bolso - Oracle of Ages and Oracle of Seasons, Four Swords e The Minish Cap - foram desenvolvidos pela, agora finada, Flagship.

Então, qual é? Quem estamos salvando, desta vez?
Phantom Hourglass se passa meses depois dos eventos de The Wind Waker. Link e Tetra, o pirata do jogo anterior, estão procurando um navio fantasma. Depois que Tetra é sequestrado, Link cai no mar e vai parar na ilha de Mercay. Depois ele começa a procurar Tetra. Pra isso, ele precisa navegar pra várias ilhas, assim como em Wind Waker. Link vai resgatar algumas fadas e resolver o mistério do navio fantasma. Então, como se não fosse suficiente, o bonitão resolve aproveitar pra salvar o mundo de uma criatura planta do mal from hell deus fantasma de nome Bellum, que está sugando a força vital de tudo.

Depois de Wind Waker? Onde isso nos coloca, na linha do tempo de Zelda?
Boa pergunta! The Wind Waker se passa centenas de anos depois de Ocarina of Time, então, acreditamos que esse é o último jogo, na linha do tempo. A menos que você pense que os jogos se passam em realidades alternativas depois da divisão de tempo em Ocarina of Time. Supostamente os mandões da Nintendo tem a linha do tempo escrita direitinho e estão mantendo em segredo. :valeu:

Quem é o cara na capa?
É o Capitão Lineback, camarada/truta/campanheiro de viagem/cozinheiro/analista de sistemas/amarrador de sapatos do Link, neste jogo. Ele tem um navio a vapor que os jogadores usam pra ir e vir e que pode ser enfeitadinho de acordo com o gosto do freguês.
E esse jogo novo vai ser em 3D?
A maior parte do jogo é apresentada em uma visão aérea, tipo os Zeldas mais antigos, para consoles sem direito a tecnologia 3D. Porém, o modelo dos personagens e o cenário em volta são em 3D, fazendo a coisa toda parecer com Animal Crossing, no GameCube. Diz a Nintendo que esse estilo de jogo é melhor porque as pessoas jogam DS olhando pra baixo, em contraste do estilo "jogar olhando pra frente" dos video games de televisão.

Como é que Phantom Hourglass usa a mecânica do DS, como microfone e tela de toque?
Phantom Hourglass é controlado completamente via touchscreen. O jogador usam uma fadinha azul, chamada Sierra, que funciona como cursos, guiando Link mundo afora. Todos os ataques são feitos por cliques e riscos na tela inferior. Por exemplo, deslizando a stylus em um arco na frente de Link vai fazer ele balangar a espada, enquanto desenhar um círculo ao redor dele vai fazer o ataque giratório. Controla-se com a stylus inclusive coisas como o bumerangue e bombchu, desenhando-se caminhos para eles. O microfone também é usado para algumas coisas, como chamar atenção de NPCs.

Por que demorou tanto?!?!?!?! :amd:
Eiji Aonuma, diretor de Phantom Hourglass pede desculpas nas entrevistas pelo atraso do jogo. Aonuma expressou garnde vontade de colocar grande foco nesse jogo e, considerando sua vontade de fazer um Zelda que superasse Ocarina of Time, é de se entender que ele quisesse tomar o tempo que fosse necessário. Diz ele que esse é o seu novo Zelda predileto, superando A Link to the Past. (Na opinião dele! Na minha, nada supera Ocarina of Time, ainda.)

Phantom Hourglass vai ser fácil igual os últimos Zeldas que saíram?
Por enquanto é difícil dizer se o jogo vai ser um desafio hardcore. Tem um monte de quebra cabeças e templos pra se descobrir, sete dungeons... além dessas uma dungeon "master", "the Sea King's", "o mar do rei" ou algo que o valha, onde o jogador vai precisar trabalhar continuamente, liberando acesso a mais e mais níveis.

Eu gostei de jogar Four Swords com meus amigos. Vai ter multiplayer no Phantom Hourglass?
Multiplayer, sim. Resolvimento de enigmas cooperativo, não. Uma função nova em Phantom Hourglass é a batalha x1. Ela tem sido descita como "hide-and-seek" por alguns e "love child of capture the flag and pac man" por outros. Um jogador controla Link com a touch screen, guiando-o pelo mapa para roubar as Force Gems. O oponente controla três Guardiões Fantasmas desenhando caminhos para eles no mapa tentando capturar Link. Depois de certo tempo, ou quando Link é pego, os jogadores trocam de lado. Quando os dois já jogaram dos dois lados, acaba-se a rodada. O jogador com mais pontos depois de três rodadas ganha. O joguinho pode ser jogada localmente ou com o Nintendo Wi-Fi Connection service.

Nunca joguei Wind Waker, estarei completamente perdido?
De jeito nenhum! Aonuma nos garante que os jogadores que não jogaram Wind Waker estarão aptos a pegar o bonde andando. No começo de Phantom Hourglass rola um resumo de Wind Waker pra todo mundo entender o que se passa e refrescar a memória dos menos afortunados.

E eu que nunca joguei nenhum Zelda?
Ehhh... sério? Nenhum? Bom, não vou julgá-lo mas você devia começar agora e Phantom Hourglass é um bom começo. Os controles devem ser simples e intuitivos o suficiente para que jogadores casuais se adaptem com facilidade e a série Zelda é conhecida por suas histórias envolventes. :D

Sou canhoto e não estou acostumado com os controles via tela inferior. Tem como trocar?
Sua mão esquerda é três vezes maior que a sua mão direita? Infelizmente, pra você, os controles são como são. Aonuma quer que a experiência do jogo seja fluida e não force os jogadores a trocar controles ou a pensar em como eles estão jogando. Seu aviso oficial para os canhotos é: Ache uma Stylus maior.

UAU, cara! Tudo isso parece tão ótimo! Quando chega? :eita:
Bom, se você está desesperado para solvar o mundo, Phantom Hourglass já saiu no Japão mas não recomendamos que você comece a menos que saiba bastantão de japonês, considerando que tem bastante texto pra você ler. Se você está nos Estados Unidos, o jogo chega nas lojas em primeiro de outubro e o povo da Europa vai poder comprar em 19 de outubro. :) [no máximo dia 2 já está na loja de torrents mais perto de você, assim você não precisa esperar chegar no Brasil.]

2 comentários:

*Thais Aux* disse...

Você nunca entra no meu blog, quando entra é pra ver o único post que ia te irritar! Agora aprende e entra sempre!

/:P /:P /:P

*Thais Aux* disse...

Li o post, gostei, super bem construído! Já escreveu praticamente uma matéria inteira! Já pensou em ser jornalista? ;)

Eu quero jogar! Eu quero! Eu quero!

Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

/kis