quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Emulador de calculadora gráfica TI-85 para DS

Traduzido livremente da wikipédia:

TI-85 é uma calculadora gráfica fabricada pela Texas Instruments baseada no processador Zilog Z80. Desenvolvida em 1992 como a segunda calculadora da Texas Instruments (a primeira foi a TI-81), foi substituída pela TI-86.

A TI-85 era consideravelmente mais poderosa que a TI-81, tendo sido desenvolvida principalmente para cursos de cálculo e engenharia. Foi incluída também uma versão de BASIC no aparato para permitir programação. Cada calculadora vinha com um cabo que conectava duas calculadoras. Outro cabo, conhecido como TI-Graph Link também era vendido e junto com o software apropriado permitia conectar a calculadora a um computador. Esses cabos permitiam salvar programas e fazer backups.


Muito bem, agora que você já sabe o que é uma TI-85, aproveite e saiba também que um rapaz muito gentil chamado David Rorex perdeu algum de seu tempo e desenvolveu para nós um emulador de TI-85 para DS. Uma calculadora antiga que salva a sua pele se você está praticando um curso de cálculo, engenharia ou física, como é o meu caso.

Com essa maravilha de homebrew, transformei meu DS numa calculadora que vai ser bastante útil no meu curso, olha só, que legal.

Muito bem, agora é a hora que eu ensino você a usar a calculadora gráfica TI-85 no seu Nintendo DS!

Neste arquivo aqui você vai encontrar uma porção de arquivos mas vai usar só o "ds85_r3.nds". Ele tem o "_r3" como extensão porque foi o terceiro release desde a primeira versão da calculadora e é o primeiro que aceita o DLDI, que eu expliquei no post anterior.

(...)

você vai precisar do patch DLDI para o R4 e de um aplicador de patch DLDI. O programa é simples de usar: você salva o patch na mesma pasta do aplicador, no primeiro campo procura a pasta do patch, no segundo o arquivo .nds que vai ser devidamente patcheado e com um clique no botão seu aplicativo caseiro .nds já deve funcionar no seu R4.

(...)


Depois de aplicar o patch no arquivo .nds você vai precisar copiar o rom da TI-85 na raiz do seu micro sd. Aí é só correr pro abraço.

Com o arquivo .nds devidamente patcheado e a rom .rom copiados no seu micro sd, recoloque o chip no R4, conecte o R4 ao Nintendo DS, ligue o aparelho, acesse o .nds e pressione select para iniciar a calculadora.

Se você fez tudo direitinho, se Deus é bondoso conosco, se existe justiça no universo, você acaba de ganhar uma calculadora nova. :D

E... se depois de fazer rodar a calculadora no DS você não sabe o que fazer, encontrei um pdf que parece interessante, na wikipedia. Um manual! (em inglês). :valeu:

4 comentários:

Lipedal disse...

Por que eu só vi isso depois de largar Ciência da Computação?

Thales J. Valle disse...

Fui pesquisar no nosso bom e velho amigo peruzinho sobre calculadora para nintendo DS, e adivinha qual foi o primeiro tópico (depois do link pago do mercado livre) que apareceu??

Sim! O seu mesmo, diretamente para essa página, parabens Nephisto.

Nos vemos na física ^^

Gustavo disse...

Opa, cara eu peguei essa calc , tenho um r4 e tá dando erro, de fatlib.
Disse q cannot locate the rom, q que tenho q fazer?

Abraço!

Anônimo disse...

Technology truly is an inescapable aspect of our daily lives, and I am fairly confident when I say that we have passed the point of no return in our relationship with technology.


I don't mean this in a bad way, of course! Societal concerns aside... I just hope that as technology further develops, the possibility of transferring our brains onto a digital medium becomes a true reality. It's one of the things I really wish I could see in my lifetime.


(Posted on Nintendo DS running [url=http://cryst4lxbands.sosblog.com/-b/Will-the-R4-or-R4i-work-b1-p2.htm]R4[/url] DS Ting2)