sexta-feira, 6 de abril de 2007

PDTJI 2: Getting Farmed

Alô você que estava esperando pela segunda pequena dica de travian para jogadores iniciantes! Aqui estou eu de novo, mas desta vez, sem inspiração. Vou simplesmente traduzir o que está presente nesta página: http://help.travian.com/index.php?type=faq&mod=536&s=500.

Divirtam-se. :D

Sendo Farmeado

O que é ser farmeado?
Ser farmeado é ser atacado o dia todo por um ou mais jogadores.

Básico

A melhor defesa: esconderijo ou no caso de você ser Gaulês, junte-o com a sua fábrica de armadilhas.
Muito barato, quase todo jogador tem um. Eles evitam que você perca todos os recursos. É recomendável que se construam desses quando você ainda não está sendo farmeado.
Sempre mantenha o nível do seu esconderijo tão alto quanto necessário, não mais que isso. Economize o tempo que você tem online.

Se você está sendo atacado por teutões saiba que só 2/3 dos seus esconderijos ficam cheios porque os teutões têm bônus ao atacar, permitindo a eles tirar 1/3 do esconderijo.

O mercado
Recursos que você oferece no mercado serão tomados quando as tropas atacantes ainda têm espaço de carga depois de limpar seu depósito e celeiro.

Aspectos Psicológicos
Saber como jogar é uma coisa mas ser bom em diplomacia e força de vontade é tão importante quanto, pelo menos para o defensor.

  • Fique calmo e amigável o tempo todo!
  • Amigos nas vizinhanças podem ser úteis.
  • Defenda-se criativamente.
  • Pense em todas as conseqüências possíveis.
  • Não entristeça se você perder.
No começo, o cara que te farmeia só quer seus recursos. Se você começar a tirar uma do cara, ele vai querer sua cabeça e aí sua situação piora, certamente.

Estratégias
O objetivo da estratégia é fazer o atacante não conseguir nada atacando você ou, até, perder um pouquinho com isso.

O método
O esconderijo é sua "arma" principal, deixe-o nível alto o suficiente pra que você tenha que mesmo um teutão não vai conseguir pegar nada depois que você ficar offline metade do dia.
  • Construa algo
  • Mande seus recursos pra longe
Mantenha na mente que teutões podem limpar até 1/3 do que está escondido no seu esconderijo, se ele conseguir alguma coisa, certamente voltará.

O contra-ataque
Poupe seus recursos através do método e construa uma defesa decente (use o simulador de combate!) que seja suficiente para despachar o esquadrão de assalto.

Diplomacia
Mantenha em mente que muitas coisas são baseadas em bases psicológicas. A seguir, coisas que podem ser contadas como psicológicas:
  1. Entrar numa aliança:
    seu objetivo pode ser entrar numa bem conhecia e boa aliança, para a qual o atacante não é páreo. Em muitos casos ele vai até devolver os recursos, mas lembre-se que muitas pessoas podem atacá-lo simplesmente por estar numa aliança específica.
  2. Contato direto com o cara que te farmeia:
    Um assunto muito peculiar, tem um gigante farmeando um anão, por que diabos ele ia parar? - Exatamente!

    Tem apenas uma razão: cortesia simples. E é assim que sua mensagem deve parecer, um pedido amigável e legal para que a farmeagem pare. Perceba que ninguém gosta de ler um "PFV MIGU LEKAU NM MI ATAKA PLEEEASE, PFV" em cada linha e você não deve fazer isso demais.

    Não tem garantia nenhuma que o cara vai parar, mas muitas vezes isso pelo menos um pouquinho vai te ajudar. :)
  3. Contato com a aliança
    Peça ajuda pra sua aliança ou manda uma mensagem pra aliança do atacante. Talvez eles queiram te ajudar. :)
Pois é... boa sorte pra vocês, contra seus farmeadores. xD

3 comentários:

Anônimo disse...

É, meu farm me mandou algo parecido com isso: "PFV MIGU LEKAU NM MI ATAKA PLEEEASE, PFV", digo que só piora a situação dele.

Anônimo disse...

Gostei do artigo, mas as armadilhas não me parecem boa ideia, eu quando fico com alguem numa armadilha vou voltar lá semmpre em modo de ataque normal, e pode ter mas consequencias se apanhar lá tropas.

Sou gaules só no server speed, mas já destrui a minha fabrica de armadinhas, pois como expliquei ainda atrai novamente os inimigos!

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado